Receitas de Família: Cooperada da COOASGO ensina sobremesa de Pavê dois Cremes
Quarta-feira, 22 de Julho de 2020 |

Famosa nos almoços em família, a sobremesa foi uma herança deixada pela mãe da cooperada e que hoje virou a paixão dos filhos.

Compondo a segunda edição do quadro “Receitas de Família”, a receita da vez é uma deliciosa sobremesa que possui diversas versões e é considerada bastante popular na mesa dos brasileiros, em especial da nossa cooperada Claudia Fátima Zamignan, que é quem vai compartilhar a receita do Pavê dois Cremes com todos os nossos leitores.

Famoso na reuniões de família por sempre vir acompanhado pela frase “é pavê ou pacomê?”, o pavê é um doce brasileiro de inspiração francesa e seu nome deriva da palavra pavage (francês), que significa “pavimento", ou seja, uma montagem de pedras e concreto que, por sua vez, lembra às camadas de creme e biscoitos ou pedaços de bolo que compõem a sobremesa.

Natural de Quilombo (SC), Claudia é a caçula de 8 irmãos e seus pais são de origem italiana e sulistas, que vieram para São Gabriel do Oeste há cerca de 42 anos atrás.

Como tradição, aos domingos a família sempre se reunia para um almoço com churrasco, ocasião em que a sobremesa não podia faltar. Como uma boa descendente de italianos, a mãe de Claudia era uma cozinheira de mão cheia, ficando a cargo dela a execução das sobremesas, que tinham entre as mais comuns o pudim, o sagu com molho amarelo e o tradicional pavê.

Mesmo após a perda da mãe em 1987, Claudia não deixa morrer a tradição e faz questão de manter viva as lembranças dos bons momentos vividos ao lado dos pais e sempre que possível, quando a família está reunida aos fins de semana, ela realiza a receita deixada pela mãe, que segundo a cooperada, além de prática e fácil de fazer, também acabou virando a paixão dos filhos, de 17 e 21 anos.

Confira a receita do Pavê dois Cremes:

Ingredientes

  • 01 pacote de bolacha de maisena
  • 01 pote de nata
  • 01 pote de doce de leite
  • 01 lata de creme de leite
  • 01 lata de leite condensado
  • Uma barra de chocolate ou bombons de sua preferência
  • Essência de baunilha a gosto

Modo de preparo:

Em uma batedeira bata a nata com leite condensado e reserve o conteúdo em um recipiente separado. Na sequência, bata o doce de leite com o creme de leite e reserve.

Em um refratário coloque uma porção do 1° creme, umedeça a bolacha no leite com a essência de baunilha ou utilize refrigerante de sua preferência e coloque sobre a bolacha o 2° creme. Repita as camadas até completar todo o refratário.

Decore o pavê a gosto com raspas de chocolate ou da própria bolacha em forma de farofinha e leve ao congelador por pelo menos uma hora para dar mais consistência ao doce.

A receita rende de 15 a 20 porções.

 

Texto: Suzana Vanessa

  • 09 Sep 2020

    COOASGO: Palestras orientam os colaboradores e reforçam os cuidados relacionados ao Covid-19

    Leia mais
  • 25 Aug 2020

    Suicooper III: Índices de conversão alimentar e mortalidade apresentam melhorias de junho a julho de 2020

    Leia mais
  • 18 Aug 2020

    COOASGO realiza o sorteio da campanha "Cooperar é ajudar a quem precisa"

    Leia mais
  • 14 Aug 2020

    COOASGO recebe "geladeira literária" em projeto de incentivo à leitura

    Leia mais

Ver outras notícias