Receita de Família: Cooperado da COOASGO conta a receita e a história do famoso Leitão no Rolete
Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2020 |

Idealizada pelos sócios-fundadores, a história do prato está ligada diretamente com o surgimento da cooperativa, tornando-se desde então tradição no município, onde deu nome a uma das mais conhecidas festas gastronômicas do nosso Estado, o "Leitão no Rolete".

Nesta primeira edição do Quadro “Receitas de Família”, vamos contar a história de um prato típico brasileiro, que tornou-se um dos mais tradicionais em nosso Estado, o “Leitão no Rolete” e quem vai contar tudo sobre essa iguaria, bem como compartilhar sua receita de família, é o cooperado Sidinei Scotton.

Mais conhecido entre os amigos por Shonga, Sidinei é associado da COOASGO há mais de 20 anos e tem a suinocultura como principal fonte de renda da família, além de complementar seu orçamento atendendo a festas e eventos como assador de carnes.

História do prato

Segundo Sidinei, o Leitão no Rolete está em sua família há cerca de 27 anos e sua história está ligada diretamente ao surgimento da COOASGO, sendo idealizada pelos sócios-fundadores da cooperativa, incluindo o seu pai Sr. Valdir Scotton, que na época foram até a cidade de Toledo (PR), para conhecer melhor a realização do prato, que era feito em uma festa semelhante, com o intuito de implantar a ideia em São Gabriel.

Nesta época Sidinei ainda não era cooperado, mas acompanhou tudo de perto, quando os primeiros leitões foram assados no evento que era voltado aos cooperados e seus familiares e realizado no dia 1º de maio, em comemoração ao Dia do Trabalhador.

Foi acompanhando o pai e ajudando no preparo dos leitões, que Shonga aprendeu a fazer o tradicional Leitão no Rolete, que tornou-se um xodó da família e dos amigos e diante de tantos pedidos, ele viu no prato a oportunidade de um negócio rentável, atendendo a festas e eventos como assador de carnes.

Sidinei conta que ainda usa a receita original do Leitão no Rolete, porém que ao longo dos anos foi aperfeiçoando as técnicas de assar e pururucar os leitões, de forma com que os pratos ficassem mais atrativos tanto visualmente como no paladar.

O negócio deu tão certo, que hoje além de atender eventos em todo o Estado, o cooperado também viaja para todo o Brasil levando o saboroso prato que acabou dando nome a uma das mais conhecidas e tradicionais festas gastronômicas de Mato Grosso do Sul, o “Leitão no Rolete”, que hoje caminha para a sua 27ª edição em São Gabriel do Oeste.

Confira a receita do Leitão no Rolete:

  • Ingredientes do tempero:
  • 1 leitão em torno de 40 kg;
  • 2 kg de sal boiadeiro;
  • 1 kg de alho;
  • 1 lt de molho de pimenta;
  • Folhas de louro a gosto;
  • 200 gr de pimenta moída;
  • Nóz moscada a gosto. 
  • Modo de Preparo:

Misturar todos os ingredientes do tempero e diluir em 2 litros de água, depois acrescentar um copo de vinho branco seco, coar a mistura e injetar com auxílio de uma seringa específica em todas partes do porco.

  • Modo de Assar

Levar o leitão temperado ao fogo médio por cerca de 6 horas.

Obs: Para assar um leitão de aproximadamente 40 kg, você irá usar em média 40 kg de carvão.

  • Pururuca

Para se obter uma pururuca crocante, depois de assado, espalha-se a brasa de forma uniforme e vai pururucando o leitão por partes.

Tempo de preparo06 horas.

A receita serve 60 pessoas.

Serviço

Os interessados em contratar o Shonga Eventos para o seu evento e experimentar esta e outras delícias podem entrar em contato pelo telefone: (67) 99962-3370, ou através de sua página no Facebook e Instagram: @ShongaEventos.

 

Texto: Suzana Vanessa

Fotos: Arquivo Pessoal

 

  • 14 Aug 2020

    COOASGO recebe "geladeira literária" em projeto de incentivo à leitura

    Leia mais
  • 12 Aug 2020

    COOASGO recebe certificado de "Empresa Amiga do Jovem"

    Leia mais
  • 07 Aug 2020

    COOPERAÇÃO QUE TRANSFORMA

    Leia mais
  • 06 Aug 2020

    COOASGO empossa novos membros da CIPA para mandato 2020/21

    Leia mais

Ver outras notícias