Gente que Faz: Conheça a história do cooperado Carlos Alberto Shimata
Sexta-feira, 17 de Julho de 2020 |

Empresário do ramo de transporte de asfalto, Shimata também é suinocultor e já atuou como conselheiro fiscal e vice-presidente da cooperativa.

Na 11ª edição do quadro Gente que Faz, da revista informativa COOASGO referente ao mês de junho, nós contamos a história do cooperado Carlos Alberto Shimata, de 56 anos, que além de suinocultor, também é empresário no município no ramo de transporte de asfalto.

Natural de Londrina, Paraná, onde cresceu e se formou Engenheiro Civil, Carlos iniciou sua carreira profissional trabalhando na pavimentação asfáltica. Após concluir sua formação, percorreu alguns Estados na tentativa de firmar carreira em sua profissão, até chegar a Mato Grosso do Sul, onde trabalhou em uma empresa do ramo, na capital Campo Grande.

Mas foi em São Gabriel do Oeste no ano de 1993, que o empresário encontrou o melhor lugar para instalar o seu negócio, sendo atraído pela população séria e hospitaleira.

No município, onde chegou acompanhado da esposa, foi que o cooperado constituiu sua família, acompanhando o nascimento de seus dois filhos, a primeira hoje com 26 e o caçula com 20 anos.

Início na suinocultura

Durante sua atuação como secretário de Desenvolvimento Econômico entre os anos de 2005 a 2008, Carlos conheceu a suinocultura e a partir daí viu nascer a paixão pela atividade, decidindo por investir na área.

Desde o início, o empresário buscou na COOASGO o conhecimento e acompanhamento necessários para iniciar na atividade, se tornando cooperado no ano de 2012 logo após adquirir uma propriedade rural no município de Bandeirantes, logo iniciando seus investimentos na área.

Projetos

Desde que iniciou na suinocultura, Carlos tinha como planejamento, trabalhar com 8 barracões de suínos, projeto este alcançado em maio deste ano, quando concluiu a construção e alojamento do seu 8° barracão.

De lá para cá ocorreram muitas mudanças, principalmente na área tecnológica, mas para o suinocultor, a essência permanece a mesma, os cuidados e a atenção com a produção precisam ser prioridades em todos os momentos.

O cooperativismo no apoio à sua atividade

Além de fazer parte da COOASGO como cooperado, Carlos Shimata também já atuou na cooperativa como conselheiro fiscal e vice-presidente, chegando a atuar também como conselheiro administrativo da Aurora Alimentos.

Ele destaca o apoio fundamental da COOASGO e Aurora no início de sua atividade. “Desde o início eu sempre tive todo o suporte necessário, tanto da COOASGO com a parte da assistência técnica e fornecimento dos insumos, como da Aurora garantindo a comercialização, pois sem isso eu não teria iniciado na suinocultura. Então, é muito importante esse processo de integração para quem não possui um conhecimento tão aprofundado na área”, destacou o produtor.

Sobre o cooperativismo, Carlos destaca ser um modelo que dá certo. “Mesmo dentro da minha empresa, nós buscamos trabalhar os princípios do cooperativismo, procurando estabelecer parcerias dentro de um processo de cooperação. Tudo o que nós consideramos válido e que é possível trazer para a rede privada, nós trazemos para o nosso negócio”. 

Mensagem do cooperado

Finalizando a entrevista, a mensagem que Carlos deixa a todos os leitores é a de lutar por aquilo que você acredita, tendo como inspiração a frase que está estampada no presente recebido da esposa. “A determinação de hoje é o sucesso de amanhã”.

“Isso daqui é a força para você passar momentos como esse, desistir você até pode, mas se tiver a convicção de que você está certo e que realmente é o que você quer para a sua vida, eu te aconselho a não desistir e a seguir em frente. Faça a sua parte e segue teu caminho, que você vai chegar lá e alcançar os teus objetivos”, finalizou o cooperado.

 

Texto e fotos: Suzana Vanessa

  • 09 Sep 2020

    COOASGO: Palestras orientam os colaboradores e reforçam os cuidados relacionados ao Covid-19

    Leia mais
  • 25 Aug 2020

    Suicooper III: Índices de conversão alimentar e mortalidade apresentam melhorias de junho a julho de 2020

    Leia mais
  • 18 Aug 2020

    COOASGO realiza o sorteio da campanha "Cooperar é ajudar a quem precisa"

    Leia mais
  • 14 Aug 2020

    COOASGO recebe "geladeira literária" em projeto de incentivo à leitura

    Leia mais

Ver outras notícias