Cooperado da COOASGO vence premiação como destaque na suinocultura de MS
Terça-feira, 14 de Janeiro de 2020 |

Mesmo com pouco tempo de experiência na área, Marcio Zoboli já projeta um crescimento em sua produção e destaca o cooperativismo como essencial no desenvolvimento de sua atividade.

O produtor Marcio Zoboli, de 53 anos, associado da Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste – COOASGO foi um dos vencedores da premiação “Destaques da Suinocultura”, promovido pela Cooperativa Central Aurora Alimentos. Ele será homenageado na categoria “Produtores Destaques Suicooper III”, representando o Estado de Mato Grosso do Sul.

Marcio concorreu com outros produtores do município, indicados pelos técnicos da COOASGO, obtendo a melhor somatória de pontos entre todos os itens avaliados, como o índice zootécnico, que é baseado em conversão alimentar e mortalidade; a qualidade da carcaça; rotina e parte estrutural.

Esta é a primeira vez que premiação contempla produtores de Mato Grosso do Sul, conquista esta destacada pelo Diretor Presidente da cooperativa COOASGO Sergio Luiz Marcon, que ressalta a insistência da diretoria da cooperativa, por meio do Conselho Administrativo, para que os organizadores pudessem criar critérios que permitisse a possibilidade de participação de produtores fora do eixo Sul, como uma forma de incentivo para que estes busquem aprimorar suas atividades, visando o reconhecimento da premiação anual.

História do Cooperado

Marcio durante trabalho na sua granja.

Empresário do ramo da construção, área em que iniciou sua carreira profissional, Marcio Zoboli nasceu no município de Trombudo Central, Estado de Santa Catarina e mudou-se para o município de São Gabriel do Oeste em 1987, onde construiu sua família e hoje é casado com Eni Alves da Silva Zoboli, com quem tem dois filhos, Vitória Zoboli e Marcio Zoboli Junior.

Há pouco mais de 1 ano e meio, Marcio viu o seu sonho se concretizar, com a construção de seu primeiro barracão e o ingresso no ramo da suinocultura, que se deu durante os trabalhos de construtor, “eu construía muitos barracões e nas obras eu via o pessoal trabalhando e cuidando das granjas, então eu fui criando gosto por essa atividade, até que comprei uma área, consegui regularizá-la e construir dois barracões e assim eu segui aprendendo a cada dia mais e hoje eu costumo brincar que eu gosto até do cheiro do suíno”.

Mesmo ainda engatinhando na suinocultura, Marcio que iniciou sua produção na engorda de suínos com um lote de 1 mil animais, hoje, em seu quarto lote, já projeta um crescimento de sua produção e acredita em um futuro promissor no ramo, com novos investimentos, apostando nos bons resultados que virão e as necessidades de crescimento da cooperativa COOASGO.

Cooperativismo

Exemplo de determinação e dedicação naquilo que faz, Márcio é destaque no Mato Grosso do Sul pelos bons resultados obtidos na suinocultura e destaca o cooperativismo como essencial na execução e sucesso de suas atividades, assim como a Cooperativa COOASGO como incentivadora a realização de seu sonho.

“Foi a COOASGO que me despertou esse interesse, havia uma necessidade de barracões que estavam em falta e isso foi o que me levou a escolher a suinocultura como minha segunda profissão. O respaldo que a cooperativa nos dá é excelente, nós temos aí um nível técnico e uma capacidade muito grande de auxiliar. Eu nunca conseguiria ter chegado até aqui sozinho”, afirmou o produtor.

Assistência Técnica Veterinária - COOASGO

Cooperado ao lado do médico veterinário da COOASGO, Fernando Yoshida. (Foto: Suzana Vanessa)

A COOASGO oferece a seus cooperados auxílio de técnicos e veterinários, especializados em suínos, que monitoram diariamente várias propriedades, afim de proporcionar melhorias na produção.

“Essa parceria com os produtores é o modelo que sempre buscamos, mas quando o produtor é ativo e está ali todos os dias de olho e ajuda o técnico a cobrar o que é pedido o resultado vem e é isso que nós buscamos quanto cooperativa”, destacou o médico veterinário da COOASGO Fernando Yoshida.

Premiação

A Premiação “Destaques da Suinocultura”, promovida pela Cooperativa Central Aurora Alimentos, é uma homenagem a todos os produtores rurais que investem diariamente na suinocultura, além de uma forma de valorizar e reconhecer o trabalho feito por técnicos de campo e produtores rurais que se destacaram na atividade no ano de 2019.

A entrega das premiações aos vencedores ocorrerá no próximo dia 30 de janeiro, na cidade de Chapecó (SC).

Sobre o prêmio, o produtor destaca que servirá de estímulo para continuar dando o seu melhor sempre, “vou me dedicar ao máximo para ter bons resultados e assim poder de novo estar aqui, e isso vai depender da minha competência e o resultado que eu alcançar”.

 

Texto: Suzana Vanessa

Fotos: Reprodução, Arquivo Pessoal

  • 04 Jul 2020

    Dia de Cooperar 2020 tem celebração on-line neste sábado

    Leia mais
  • 03 Jul 2020

    COVID-19: COOASGO reforça medidas de segurança voltadas aos motoristas para a Safra 2020/20

    Leia mais
  • 27 Jun 2020

    Com mais 10 novas confirmações, casos de COVID-19 chegam a 129 em São Gabriel

    Leia mais
  • 24 Jun 2020

    Alerta: São Gabriel do Oeste chega aos 105 casos de coronavírus

    Leia mais

Ver outras notícias