COOASGO apoia Campanha de Doação de Sangue em São Gabriel do Oeste
Quarta-feira, 15 de Setembro de 2021 |

Ação acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro e tem como objetivo, garantir o abastecimento do estoque do banco de sangue estadual, além de realizar novos cadastros de doadores de medula óssea.

São Gabriel do Oeste receberá nos próximos dias 22 e 23 de setembro, a primeira Campanha de Doação de Sangue e Medula Óssea de 2021. A ação, que é promovida pela secretaria de Saúde em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) e apoio do Lions Club, tem como objetivo garantir o abastecimento do estoque do banco de sangue estadual, além de realizar novos cadastros de doadores de medula.  

Ciente da importância que a doação de sangue representa através de um simples ato que pode salvar várias vidas, e tendo em vista o atual estado de escassez do banco de sangue, que chegou a registrar nos últimos meses uma queda de quase 70% das doações, a COOASGO se coloca mais uma vez como apoiadora de ações como essa, que promovem o bem-estar e a saúde da sociedade como um todo, contribuindo com a divulgação da campanha e incentivando o seu quadro de colaboradores a serem doadores na ação.

BAIXO ESTOQUE

De acordo com o HEMOSUL, a queda nas doações ocorreu devido a oscilações de temperatura e a baixa umidade relativa do ar, que causa problemas respiratórios, sendo ainda mais significativa durante a pandemia, pois muitos doadores ficaram doentes, receosos de sair de casa. Além disso, as vacinas também deixam as pessoas inaptas a doar por um período de até 7 dias.

“Nós sentimos essa queda nas doações todos os anos nesses meses e com a pandemia ficou ainda mais crítico. Pedimos o apoio de toda a população para que vá e faça sua doação. A cada bolsa doada podemos salvar até quatro vidas. Precisamos da ajuda de vocês para continuarmos ajudando aqueles que precisam” apela a coordenadora Geral da Rede Hemosul, Marli Vavas. 

CAMPANHA

A campanha de doação de sangue “Cada Gota Conta” acontecerá na quarta-feira (22), das 13h às 17h e na quinta (23), das 7h às 11h, na unidade de saúde dos Correios (Avenida Getúlio Vargas) – PSF V. Para doar, é necessário levar documento com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho).  No cadastro de medula óssea, será coletada do doador uma pequena amostra de sangue (10 ml) para a realização dos testes de compatibilidade (HLA).

CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO 

Pessoas entre 16 (com autorização de um responsável) e 69 anos podem doar sangue. Além disso é necessário pesar mais de 55 quilos, estar com boa saúde e bem alimentado na data. Não podem doar sangue pessoas que tiveram Covid-19 nos últimos 30 dias, pessoas que tiverem ingerido álcool a menos de 12h, que possuem alguma doença inflamatória crônica, que tiveram hepatites B ou C ou doença de chagas, homens e mulheres com múltiplos parceiros sexuais, portadores do vírus HIV ou qualquer doença sexualmente transmissível, grávidas e lactantes. Quem realizou cirurgia, exame invasivo ou fez tatuagem recentemente também deve aguardar seis meses para realizar a doação. 

TEMPO DAS VACINAS 

Para a população que já vacinou contra a Covid-19, também há restrições para a doação: 

  • Coronavac – se você tomou esta vacina deve esperar o período mínimo de 48h para doar;
  • Pfizer, Astrazeneca e Janssen – devem esperar o período mínimo de 7 dias para doar.

 

 Fonte:  Assessoria de Comunicação, Prefeitura Municipal.

  • 20 Oct 2021

    Cooperado da COOASGO recebe premiação nacional por desempenho na Suinocultura

    Leia mais
  • 18 Oct 2021

    COOASGO abre inscrições para a 2ª edição do seu concurso fotográfico com R$ 3 mil em premiações

    Leia mais
  • 01 Oct 2021

    São Gabriel do Oeste segue como maior produtor de suínos de Mato Grosso do Sul

    Leia mais
  • 30 Sep 2021

    COOASGO faz doação de enxadas e carrinhos de mão para curso Técnico em Agropecuária

    Leia mais

Ver outras notícias