Carne Suína: Confira alguns dos mitos e verdades sobre a proteína
Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2020 |

Suíno deixou há muito tempo de ser porco, principalmente em razão dos avanços tecnológicos empregados pelos suinocultores brasileiros, nos últimos anos.

Mitos ainda cercam o consumo de carne suína, mas o fato é que ela deixou de ser porco há muito tempo, principalmente em razão dos avanços tecnológicos empregados pelos suinocultores brasileiros, nos últimos anos. A carne, em geral, perdeu 10% de colesterol, 14% de calorias e 31% da gordura, desde então. Por isto, ela pode, sim, ser muito saudável e saborosa, garante Rui Eduardo Saldanha Vargas, vice-presidente da Divisão de Suínos da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

“Ainda existe certo temor em relação à carne suína, por ela ainda carregar um estigma de que pode provocar cardiopatias, o que é um mito. Hoje, a produção brasileira ganhou com a tecnologia e respeita as condições de higiene. Por isto, costumamos dizer que o suíno deixou, há muito tempo, de ser porco”, reforça Vargas.

O médico veterinário Gedson Moraes, da Inovavet concorda, “a suinocultura evoluiu muito. Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, os animais não são mais criados em chiqueiros comendo restos de alimentos, passando para a escala industrial com produção orientada por nutricionistas, técnicos e veterinários. É um alimento nutritivo e saboroso, que pode ocupar um espaço maior na mesa do consumidor brasileiro”. 

Confira alguns dos mitos e verdades sobre a carne suína: 

Mito: Carne suína é uma carne gorda.

Verdade: Na verdade, há nada menos que 7 cortes de carne suína que têm menos gordura que o peito de frango sem pele, e 15 cortes aprovados pelo Nacional Heart Foundation. 

Mito: Carne suína é seca e sem sabor.

Verdade: A carne suína atinge sua máxima suculência e sabor quando cozida deixando seu meio levemente rosado. A carne suína pode ficar seca quando cozida além do ponto – muito bem passada – portanto lembre-se, se você quer aproveitar sua carne suína suculenta e macia, menos é mais! Um pouco menos de tempo de cozimento significa muito mais suculência! Tente cozinhar a carne suína como você normalmente faria com a carne bovina. 

Mito: A carne suína deve ser sempre muito bem passada.

Verdade: Muitas pessoas acreditam que a carne suína deve ser muito bem passada. Isto não é necessário quando se compra uma carne de qualidade e de boa procedência. O Brasil possui uma suinocultura moderna e tecnologicamente avançada, o que garante a qualidade da carne suína brasileira. Para garantir a sua segurança, compre sempre carne inspecionada. 

Mito: A carne suína é difícil de ser preparada.

Verdade: Preparar a carne suína é rápido e fácil. Tente um steak de 4 minutos! Sele o steak em uma frigideira média quente por 2 minutos, vire e sele o outro lado por mais dois minutos. Remova da frigideira, deixe descansar por 1 minuto. Sirva e aprecie o sabor e a suculência! 

Mito: Carne suína só é boa para o assado de domingo.

Verdade: Carne suína assada (à pururuca) é a clássica combinação de carne suculenta com cobertura crocante – entretanto, carne suína é muito mais do que isso. É uma carne extremamente versátil, perfeita para churrasco, receitas rápidas e simples steaks, mas também a melhor carne para frituras, almôndegas, molho bolonhesa, entre outros pratos deliciosos. Por favor, confira nossas receitas para algumas sugestões de refeições deliciosas. 

Mito: Carne suína não vai bem com molhos diferentes.

Verdade: A carne suína vai fantasticamente bem com uma enorme gama de molhos e formas de preparo! A carne suína combina muito bem com molhos como ameixa, soja, ostra, chilli, molho inglês com gengibre. E é a única carne que realmente combina com deliciosos molhos de frutas como limão e maçã e também com mel! Por favor, confira nossas receitas para algumas sugestões de refeições deliciosas. 

Mito: Carne suína está fora de moda.

Verdade: A carne suína é a escolha mais inteligente de refeição para a forma como levamos a vida hoje. Há cortes de carne suína que têm muito, muito pouca gordura, além disso, a carne suína é uma ótima fonte de nutrientes essenciais e combina brilhantemente com uma enorme variedade de sabores e formas de preparo. 

 

Fonte: Revista A Lavoura/ Abipecs

Foto: Reprodução, Internet

  • 20 Jan 2020

    Reunião Suicooper III acontece na próxima quarta-feira (22) em São Gabriel

    Leia mais
  • 18 Jan 2020

    COOASGO parabeniza os aniversariantes da semana

    Leia mais
  • 18 Jan 2020

    COOASGO recebe a visita de representantes da Matsuda e Peso Forte

    Leia mais
  • 17 Jan 2020

    Cardápio fitness: carne suína é opção saudável e rica em proteínas

    Leia mais

Ver outras notícias